Dad Squarisi lança “Manual de redação e estilo para mídias convergentes”

Nesta quarta-feira (14) a Livraria Cultura recebe a linguista e jornalista Dad Squarisi para o lançamento da sua mais recente obra: “Manual de redação e estilo para mídias convergentes”, uma proposta de manual de redação multimídia, englobando características próprias dos considerados principais veículos de comunicação – jornal, revistas, rádio, televisão, internet.

Além de tratar da confluência de mídias, o manual traz um S.O.S. sobre as principais dúvidas de gramática, erros mais comuns, grafia, padronização, estilo, informações sobre países, estados, siglas, estrangeirismos, termos técnicos relativos a armas, ao direito, à medicina, tudo apresentado em ordem alfabética. O capítulo destinado ao rádio e à TV tem um guia de pronúncia e dicas para falar em público.

 

Leia a entrevista com Dad:

Quais os erros mais comuns de português?

Existem quatro níveis de erro: grafia, sintaxe, lógica e adequação. Os erros mais primários são os de grafia. Eles denotam pouca familiaridade com a língua escrita. Os de sintaxe são mais sofisticados. Superá-los exige o estudo da gramática. A lógica pede organização do pensamento. Uma frase tem de conversar com outra, um parágrafo com outro parágrafo, a introdução com o desenvolvimento, que conversa com a conclusão…

Já a adequação pressupõe escrever a língua imposta pelo contexto. O horóscopo pede uma língua, o juridiquês outra, a literatura outra. E por aí vai.

Os erros mais comuns dependem do nível. Observam-se tropeços em concordância, regência, pontuação, estrutura do período.

O jornal que está na internet tem a mesma qualidade que o jornal impresso? Deveria ter. Mas as empresas em geral contratam profissionais inexperientes para os sites. É necessário treiná-los.

Fale um pouco sobre seu novo livro ” Manual de redação e estilo para mídias convergentes”. O que ele traz de novidade?

Ele é de convergência de mídias. Parte do princípio de que a internet funciona como as bonecas russas que ficam uma dentro da outra. A web é a grande mãe. Dentro estão jornal, rádio, TV, sites, blogues, Twitter, salas de bate-papo. O profissional hoje precisa dominar a linguagem de cada mídia. Sem isso, fica excluído do mercado de trabalho.

As novas mídias exigem um manual de redação diferente? Que o estilo deve ser usado?

A internet subverteu a escrita e a leitura. O texto linear já era. O autor divide a autoria com o leitor, que lê o que quer, na ordem que quiser. Interrompe a leitura e entra em outro texto, ou na galeria de fotos, ou no áudio, ou no vídeo. Segurar o novo leitor é desafio. O livro dá dicas sobre isso e também de expressão oral, pronúncias, estilo e um S.O.S. com tira-dúvidas sobre concordâncias, regências, pontuação, siglas, reforma ortográfica, entre outros.

 

Serviço:

Lançamento do livro “Manual de redação e estilo para mídias convergentes”.

Data e Hora: dia 14 de dezembro, às 19h.

Local: Livraria Cultura do CasaPark Shopping Center – Brasília,DF.

4 comentários

  1. Quero muito,ler o seu livro,preciso aprender com ele e dar de presente para minha sobrinha que mora no Japão,e minha irmã.Assisti ,no programa Sem Sensura da Tv Brasil, o seu depoimento sobre o livro e fiquei encantada e curiosa.Que Deus te ilumine para que sua luz possa clarear o nosso saber.Parabéns e Sucesso. Edina Azeredo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s