5 profissões para trabalhar no Metaverso

Conheça tendências e cursos que devem ser impulsionados com as novas tecnologias virtuais

Já pensou como seria viver dentro de um mundo virtual, podendo interagir com outras pessoas, ir ao cinema, eventos de moda e até trabalhar em um ambiente corporativo sem sair de casa? Quando a internet surgiu, em 1969, não se imaginava o oceano de oportunidades apresentadas aos profissionais da tecnologia. Hoje, é o Metaverso quem bate à porta. E desde que Mark Zuckerberg, criador do Facebook e desenvolvedor do projeto, anunciou seu lançamento, surgiram diversos debates sobre as possibilidades que esta nova realidade pode proporcionar à humanidade e como se preparar para o mercado de trabalho, onde as principais novidades devem surgir no campo da tecnologia e inovação.

O Metaverso é uma plataforma que servirá para a criação de aplicativos e ferramentas de interação social em uma nova fase da web conhecida como internet imersiva. O conceito ainda é um pouco distante para a população em geral, mas o seu desenvolvimento já exige novas habilidades. “Pensar em Metaverso é pensar em uma vida on-line que vai mesclar um pouco da experiência em 3D com as ferramentas que temos na área digital. Então, vamos pensar nos hologramas, nas realidades aumentadas, simuladores e, com isso, o Metaverso vai ficar cada vez mais próximo do nosso cotidiano”, explica Nívea Braga, professora do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário IESB.

Cotidiano este que já está sendo impactado. No Brasil, cerca de 5 milhões de brasileiros já acessaram o metaverso, segundo dados do Kantar Ibope Media, incluindo uma gama de empresários e empreendedores tentando estabelecer seus negócios em uma proposta inovadora, como um grande mercado consumidor que deseja explorar os novos horizontes desta realidade. Por isso, ficar atento às oportunidades do mercado e se preparar é fundamental.

“Se o Metaverso é uma realidade mais presente ou menos, vai depender muito da área que ele está inserido. Para o universo gamer, por exemplo, com certeza ele está mais próximo. Mas, há estudos dizendo que até no mercado imobiliário, teremos a presença de pessoas negociando e comercializando terrenos no Metaverso. Também contamos com a presença da venda das NFTs, que movimentaram bastante o mercado nos últimos meses”, explica a professora Nívea.

Em relação às profissões, a especialista destaca ainda outras que podem ser impactadas pelo novo cenário virtual. “Todas as novidades ligadas aos novos ambientes, como ferramentas e acessórios, têm um impacto direto nas profissões do futuro. Temos uma grande promessa na arte, com os universos da criptografia. Na Medicina, há possibilidade do uso dessas novas tecnologias, inclusive à distância, com alunos que não precisam mais de corpos reais para fazer o aprendizado, inclusive cirurgias podem ser feitas pelo Metaverso, com distanciamento. Para a educação, também é uma área muito rica porque temos os treinamentos virtuais, as reuniões com interações de pessoas, não só em aplicativos comuns, como google meet e o zoom, mas com a possibilidade de estarmos de uma forma virtual mais dinâmica”, completa a professora Nívea.

5 cursos para se preparar para o metaverso

Como tudo ainda é novo no Metaverso, algumas tecnologias utilizadas na criação da realidade 3D são utilizadas. Por isso, o desenvolvedor deve ter uma miscelânea de hard skills, mas, sobretudo, ter curiosidade para pesquisar e aprender mais. Separamos cinco cursos fundamentais para quem pretende se preparar para este novo universo digital:

Inteligência Artificial

O Metaverso será todo controlado por inteligência artificial e no IESB há oportunidades de cursos de graduação e pós-graduação na área.

Realidade virtual aumentada

Como Metaverso é realidade virtual, saber desenvolver inovações tecnológicas por meio de soluções em mídias imersivas, como Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e Realidade Mista (RM) será fundamental para quem pretende trabalhar neste segmento. O IESB oferece cursos de graduação e pós-graduação.

Blockchain

Como a moeda do metaverso é digital, vale compreender os mecanismos, frameworks e metodologias usadas no desenvolvimento de sistemas em Blockchain. No IESB, é possível se capacitar nesta área, desenvolvendo aplicações em Blockchain para diferentes plataformas e linguagens de programação, como Solidity, Javascript, Bitcoin e Ethereum.

Jogos digitais

Com um mercado em constante expansão, o profissional formado em Jogos Digitais no IESB estará preparado para superar os desafios e as novidades da indústria. Vai aprender, desde a concepção até à distribuição, a desenvolver jogos com foco no digital e dominar técnicas de roteiro, animação, programação, entre outras habilidades utilizadas também nas novas tecnologias virtuais. 

Marketing Digital

As empresas vão precisar de profissionais da área de marketing para melhorar a experiência do usuário final, testando e resolvendo falhas e impulsionando o desenvolvimento de produtos com múltiplas equipes. Esses profissionais devem criar e executar uma campanha publicitária imersiva e interativa ou uma experiência que combine as linhas entre o físico e o digital.

Saiba mais: www.iesb.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s