Alunos de escola no DF simulam conferência internacional para debater problemas mundiais

A guerra das Coreias, o problema nuclear no Irã, a corrupção como obstáculo ao desenvolvimento e a constitucionalidade do Foro Privilegiado estão entre os temas abordados na edição 2018 do Simulois – Simulações do Colégio Galois, que acontece de 4 a 6 de outubro no Ensino Médio da instituição, na 601 Sul. A ação é uma conferência na qual os alunos representam países em diferentes comitês ou agências, abordando assuntos e problemas mundiais hipotéticos, a fim de desenvolver raciocínio, integração, postura e conhecimento sobre essas regiões. “Por meio do Simulois os estudantes desenvolvem habilidades como oratória e negociação. Ao tratar profundamente de assuntos factuais, muitos adolescentes acabam descobrindo suas vocações profissionais, já que se identificam, com alguns temas. Isso, aliás, permite que eles reflitam sobre o problema e procurem soluções que auxiliam na construção de uma sociedade melhor. Além disso, é uma maneira de vivenciar, de forma mais lúdica, alguns tópicos de vestibulares”, explica Mariana Ribeiro, coordenadora de projetos do Galois.

Nesta edição, o evento terá seis comitês. Os alunos do 6º e 7º vão representar o Conselho de Segurança das Nações Unidades (CSNU) para debater a situação do Iraque e o problema nuclear do Irã. Os estudantes do 8º e 9º ano discutirão a atual situação da Guerra das Coreias e também representarão a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados para falar sobre a corrupção como obstáculo ao desenvolvimento. Já os alunos do 1º, 2º e 3º ano irão representar o Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a Constitucionalidade do Foro Privilegiado; e também o comitê Jovem Executivo, para debater os desafios do empreendedorismo no Brasil. O comitê da Agência de Comunicação do Simulois 2018 ficará por conta dos estudantes do 8º e 9º ano do fundamental e 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, que terão a responsabilidade de realizar a cobertura de todo o evento.

Entre as novidades deste ano, dez alunos de escolas públicas do DF também participam do Simulois do Colégio Galois. Os estudantes selecionados são do Centro de Ensino EIT (Taguatinga), Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho, Centro de Ensino Asa Norte (CEAN), Centro de Ensino Médio Paulo Freire (Asa Norte), Centro de Ensino Médio Setor Oeste (Asa Sul), Centro de Ensino Médio Elefante Branco (Asa Sul) e Centro de Ensino Médio Setor Leste (Asa Sul). “A abertura deste intercâmbio faz parte do Projeto Social da nossa escola. Entendemos que é uma ação de suma importância, uma vez que proporciona novas experiências acadêmicas e culturais tanto aos nossos alunos, quanto aos estudantes convidados”, afirma a coordenadora.

O resultado de todo o trabalho será apresentado ao público no encerramento do Simulois, dia 6/10, das 18h30 às 21h30, quando a comunidade é convidada a participar de uma noite cultural com estandes e apresentações relacionados à cultura dos países abordados durante o evento.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s