FEIRA DE CIÊNCIAS NO COLÉGIO GALOIS

Evento é aberto ao público e terá apresentações de projetos científicos, palestras e oficinas gratuitas para a comunidade

 

Com o objetivo de promover o desenvolvimento social, cultural e científico entre alunos e comunidade, o Colégio Galois promove a Feira de Ciências 2018 no próximo sábado, 22/9, das 8h30 às 11h30, na unidade 601 Sul. O tema deste ano é “Ciência para a redução das desigualdades”, e o evento será aberto ao público. Para visitar, é preciso levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado ao Centro Social Santa Clara, na Estrutural.

Estarão em exposição os projetos realizados por cerca de 500 alunos, do 6º ao 9º ano da instituição, que seguem temas como desastres naturais, agronegócio, industrialização e globalização. “Os trabalhos mostram, de acordo com métodos científicos, as causas, consequências e soluções para problemas que dizem respeito a todos, como a produção do lixo e consumo, a preservação da água e energia, entre outras explorações do meio ambiente. Além de estimular o estudo na área das ciências naturais, exatas e promover um aprendizado integral dos estudantes, nossa proposta é ainda compartilhar esse conhecimento com a comunidade”, explica Francine Cária, coordenadora de Ciências do Ensino Fundamental II da instituição.

Entre os mais de 60 trabalhos da mostra, destacam-se a maquete de uma cidade sustentável e sua indústria 4.0 com projeção para o século XXII; apresentação sobre como os grãos de soja são transformados em transgênicos; a gravity lights, lâmpadas que acendem com a força da gravidade; maquete de um carro elétrico movido a piezoeletricidade para mostrar como a pressão intermitente em um piso ou estrada, exercida pela passagem dos pneus dos veículos, pode produzir eletricidade e recarregar o automóvel. E ainda uma Sala de Redução de Lixo, onde estão disponíveis vídeos com dicas e informações sobre separação correta do lixo e mecanismos de reciclagem.

Os alunos do Clube de Ciência do Colégio Galois também participam da Feira com diferentes trabalhos, como canhão de plasma, mini-geladeira feita com material reciclável, Pac-Man hidráulico, bateria Tesla e a piscina de fluído não-newtoniano, que desafia o público a atravessar sobre a água sem afundar. Já os alunos de Robótica apresentarão uma mini Ferrari bluetooth, impressora 3D e placas de circuito impresso. Além disso, os robôs apresentados na etapa regional DF da Olimpíada Brasileira de Robótica 2018 – o robô Sketch_42 foi vencedor do 3º lugar da competição – também estarão em exposição.

Bem variada, a programação da Feira de Ciências do Colégio Galois terá, ainda, contação de história; foodtrucks; planetário móvel; apresentações musicais com oficinas de instrumentos recicláveis e oficinas de ecobags; palestra do Sebrae sobre empreendedorismo; palestra da Adasa sobre o uso racional da água; apresentação do projeto Redução de Riscos e Desastres – ação feita com a professora da UnB, dra Laércia Vasconcelos, em parceria com os alunos do Galois pela diminuição do lixo e consumo.

Serviço

Feira de Ciências 2018 do Colégio Galois

Data: sábado, 22/09

Horário: das 8h30 às 11h30

Local: Colégio Galois 601 Sul

Entrada: 1kg de alimento não perecível

Mais informações: www.galois.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s