NUPRI/IESB abre inscrições para aulas de português para refugiados

O Núcleo de Práticas em Relações Internacionais (NUPRI), no Observatório de Direitos Humanos do Centro Universitário IESB, abre as inscrições para o curso de Português para refugiados e imigrantes legais haitianos, paquistaneses, sírios, indianos, africanos, cubanos e venezuelanos. Além de ensinar o idioma de uma forma descontraída e adaptada às necessidades desse grupo, o projeto, que teve início há dois anos, prevê também o desenvolvimento de estratégias de inserção cultural e atividades de economia solidária.  As aulas – ministradas voluntariamente por alunos do curso de Relações Internacionais da instituição – serão realizadas aos sábados, em duas cidades: Paranoá (16h às 18h) e Riacho Fundo I (15h às 17h).

Dominar o idioma do país que o acolhe é de suma importância para os imigrantes legais e refugiados.  A dificuldade de aprender o português pode gerar entraves para a inserção no mercado de trabalho e até mesmo estigma para a convivência em sociedade. “Ações como esta formam cidadãos que fazem diferença para o mundo e este é um dos objetivos do curso de Rel do IESB. Nossa proposta é não apenas contribuir para a qualificação do trabalho dos alunos voluntários, mas também fomentar, por meio da educação, práticas inspiradas nos princípios de liberdade, solidariedade humana e cidadania”, afirma a coordenadora do NUPRI, professora Francisca Gallardo.

As aulas são gratuitas e os interessados devem procurar o NUPRI para encaminhamento. Mais informações: (61) 99803-3981 (Professora Francisca Gallardo).

Locais de atendimento:

UNIDADE PARANOÁ

Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá – CEDEP

QDA 9, Área Especial 1 CJ D, Paranoá, Brasília – DF

Horário de atendimento: 16h às 18h

 

UNIDADE RIACHO FUNDO I

(No local são ministradas as aulas para os refugiados do Congo, Cuba, Síria, Paquistão e Palestina)

Centro de Ensino Fundamental 02

QN 7 CLN 07, 2, Riacho Fundo I – DF

Horário de atendimento: 15h às 17h

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s