Pesquisa mostra que professores não sabem elaborar provas

A maioria dos professores ainda têm dificuldades em elaborar provas que avaliem o aprendizado de forma eficaz. Isto é o que mostra um estudo comparativo realizado na região pelo uruguaio Pedro Ravela, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica do Uruguai. Ravela entrevistou 160 docentes de escolas com bom desempenho nos exames da Unesco (que avaliam alunos da educação fundamental de 17 países da América Latina) e analisou as provas elaboradas por eles. “Os professores cobram apenas o conteúdo decorado”, diz. Além disso, outros dois problemas foram apontados: os professores não debatem as questões com os alunos após a correção e corrigem as provas de forma subjetiva e arbitrária.

A pesquisa não incluiu o Brasil, mas, segundo Maria Márcia Malavasi, coordenadora do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Campinas, esse é um problema que também afeta as escolas brasileiras.

Fonte: Revista Época

1 comentário

  1. Complicado discutir esse assunto levando apenas em consideração as provas elaboradas pelos professores… precisamos lembrar o porque dos mestres (isso mesmo, somos mestres) estarem cobrando conteúdo decorado!!!! Podemos reprovar alunos?? Temos o direito de deixar alunos de recuperação?? Devemos nos preocupar com o aprendizado? Quantos alunos com laudos em cada sala? O que responder ao pai que quer seu filho aprovado custe o que custar? O que falar da campanha do governo que diz que nas escolas públicas o índice de reprovação é zero? Porque preparar provas se no final para nada servirão??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s