Especialista em educação avalia o Enem

 

 

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Mas será que ele está cumprindo seu papel? O Enem consegue avaliar tanto o aluno quanto a qualidade de ensino da sua escola?

Para discutir o assunto, convidamos o Dr. Remi Castioni, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e especialista em políticas públicas. No bate-papo, o professor afirma que os maiores problemas da educação do país estão no ensino médio. “O grande desafio da educação brasileira é oferecer um ensino médio atrativo para os jovens”, destaca.

“O ensino médio no Brasil precisa ser mais atrativo”, diz professor

Quanto ao Enem, Dr. Remi afirma que a avaliação é importante para o Brasil e que os problemas do exame são pequenos e podem acontecer em uma prova de massa. “Um problema com poucos alunos no meio de milhões”, afirma o professor. Segundo o especialista, centralizar os exames seletivos é mais uma forma de democratizar o ensino no país.

Comentários:

O ENEM no meu ponto de vista é uma “verdadeira farsa’!!! O que é cobrado na prova em nada avalia os conhecimentos que os alunos adquiriram no Ensino Médio, no máximo cobra interpretação de texto e o mínimo de atualidades. O  triste é pensarmos na quantidade de professores e profissionais de todas as áreas que se esforçaram e se esforçam para ensinar os alunos. Mais triste ainda é colocar o futuro de milhares de pessoas em um prova que não se pode confiar na correção e ainda por cima ter pessoas que dizem que os erros são aceitáveis, pergunto: brincar com o futuro de milhares de pessoas é aceitável? Acho que erram a palavra. Concordaria se a palavra utilizada fosse lamentável!!!
 

Diego Bartelli

Com certeza o nível do ensino público brasileiro é um caos na grande maioria das escolas de ensino médio. Poucas escolas tem o seu índice de aproveitamento educacional em alta. E estes problemas do Enem são decorrentes de vários fatores que as instituições públicas enfrentam e mais complexo ainda , pois o aprendizado do aluno começa dentro de casa, com o hábito de estudos, incentivo a leitura, comportamento, que é refletido na sala de aula.
 
Os alunos de classe financeira maior, tem por base materiais com qualidade, maiores oportunidades de frequentarem cursinhos e dedicarem integralmente para a aprovação no vestibular, enquanto muitos gostariam de estar nessas posições mas necessitam de trabalhar desfocando dos estudos. Enfim, isso que escrevi é só um breve comentário a respeito, poderia ficar horas aqui discutindo este assunto. Acho que todos merecem uma educação com qualidade para terem as mesmas oportunidades.
 
 

 

Anúncios

4 comentários

  1. Dr. Edson,

    O ENEM no meu ponto de vista é uma “verdadeira farsa’!!! O que é cobrado na prova em nada avalia os conhecimentos que os alunos adquiriram no Ensino Médio, no máximo cobra interpretação de texto e o mínimo de atualidades.
    O triste é pensarmos na quantidade de professores e profissionais de todas as áreas que se esforçaram e se esforçam para ensinar os alunos… Mais triste ainda é colocar o futuro de milhares de pessoas em um prova que não se pode confiar na correção e ainda por cima ter pessoas que dizem que os erros são aceitáveis, pergunto: Brincar com o futuro de milhares de pessoas é aceitável?? Acho que erram a palavra… concordaria se a palavra utilizada fosse lamentável!!!

  2. O ENEM, é roubo, o ensino, uma enrolação. como tudo neste país. O aluno que não atinge a média anual nos testes escolares, estarão no próximo ano, os pais que se preocupam com os filhos, 2º consta, é idiota, elogiado pela escola e não passa disso, no próximo ano, estão lá no mesmo local. Parece filme “os bons e os maus”. E ai!!! Do professor que não adquirir um método de não reprovar “o fulaninho”. Revoltante!!!!!!.

    1. A verdade dói, não é? Não aceite se não quiser, essa ai é verdade, todos atrás de birôs e só mandam ordens, me processem, me demitam do cargo de pai. Não sou cego!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s