Cortar vagas ociosas das universidades melhora a qualidade de ensino?

O Ministério da Educação (MEC) pretende suspender 50 mil vagas em cursos superiores nas áreas de saúde, administração e ciências contábeis que tiveram notas abaixo de 3 no Índice Geral de Cursos (IGC), que usa o Enade como um dos indicadores. A medida faz parte do processo de supervisão dos cursos de educação superior iniciado pelo MEC em 2007. Desde aquele ano, o ministério reduziu pelo menos 34 mil vagas em direito e 1.114 em medicina, além de fechar quatro cursos de direito por conta de resultados insuficientes Enade. Só medicina já perdeu mais de 500 vagas.

No entanto, segundo o site Portal Aprendiz, do Uol, 73% das vagas cortadas pelo MEC são ociosas, ou seja, são aquelas que não são preenchidas pelas instituições. Para especialistas, os cortes não deveriam se concentrar nessas vagas. “Torna a iniciativa, que é correta, um pouco inócua”, diz Erasto Fortes Mendonça, da Universidade de Brasília, em matéria divulgada pelo portal.

Editoria de Arte/Folhapress:

Para Edson Machado, as vagas ociosas não interferem na qualidade de ensino e, portanto, pouco adianta a atitude do MEC.

Em matéria divulgada no Portal Aprendiz, assim como o educador Edson Machado, o membro do Conselho Nacional de Educação, Milton Linhares, aponta sua opinião. “Se a medida de cortar vagas implica sonhar com a possibilidade de que o curso vai melhorar com menos alunos em sala de aula e em laboratórios, que será possível dar mais atenção, cortar vaga ociosa não vai alcançar esse tipo de efeito.

Em matéria divulgada na Folha de São Paulo, o MEC diz que a medida permite controlar a expansão dos cursos mal avaliados.

Na sua opinião, cortar vagas ociosas nas universidades pode melhorar a qualidade de ensino?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s