Olá leitor do blog. Esta semana nosso tema é tablets nas escolas. Vamos discutir aqui no blog as vantagens e desvantagens dessa ferramenta para a educação.
A tendência é que as escolas do Brasil passem a adotar os tablets, mas qual é o momento certo? Como isto deve ser feito? Os professores já estão preparados para usar essa ferramenta digital na sala de aula?
Para responder estas questões, convidamos três especialistas: professor Marcelo Minutti, coordenador do curso de Marketing e Comunicação Digital do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB); a professora Isabel Ambros, também do Centro Universitário IESB; e o professor André Frattezi, do Colégio Sigma, que está exigindo o tablet na lista de material escolar. No próximo ano, o Sigma substituirá os livros didáticos pela ferramenta digital.
Envie perguntas e sugestões sobre o tema para blogedsonmachado@gmail.com ou deixe comentários aqui.
As perguntas serão respondidas pelos convidados durante um bate-papo, realizado nesta quarta-feira 23/11. Respostas e vídeo do debate no próximo post. Participe!
Comentários:
Fátima Abrahão Kohlrausch: Seria maravilhoso, uma vez que os tablets vieram para ficar. Rapidez de informações certamente facilitariam muito o prendizado… mas se o governo vai financiar… não funciona… será só mais uma fonte de desvio de dinheiro. CPI,s dos tab…lets pipocariam por todo o País, falta de assitência técnica, falta de peças, falta de preparo dos professores para lidar com a modernidade, e falta de cuidado dos alunos, infelizmente. Agora, quanto as escolas particulares, pode dar certo… até que a coisa comece a ficar cara demais para os pais… há que se discutir muito esta inovação
Camila Rezende: Quero saber então a partir de qual idade é recomendável o uso de tablets e como deve ser feito?
Carla Fiacadoria: O Sigma vai exigir o tablet na lista de material escolar do próximo ano. Vocês vão trocar o livro tradicional pela ferramenta digital? Como isso será feito?

Celso Faria: Alguns críticos dizem que os tablets prendem tanto a atenção das crianças, que quando elas são submetidas ao ensino tradicional (papel e caneta) seu rendimento cai e acabam ficando desatentas. O que acha disso?
Antonio Neto: Como é feita a compra de livros eletrônico e matérias didáticos para o tablets?
Tatiana De Carvalho Pires: Pertinentes as perguntas acima. Preocupo-me com o treinamento que sera dado aos professores para lidar com os tablets e por consequencia repassar os conhecimentos tecnologicos, que eles pouco conhecem, aos alunos. Em segundo lugar, penso qu…e a ferramenta pode causar distracao e nao ser bem utilizada para os fins a que se propoe. Outra questao refere-se aos alunos de baixa renda que nao poderao adquirir o tablet. Existira uma forma de financiamento? Assistencia tecnica rapida?
Ruti Ferro: ANSEIO PELA PREOCUPAÇÃO DE TATIANA DE CARVALHO, PORÉM AINDA PREOCUPO COM O MAU USO DOS TABLETS, VISTO QUE OS LABORATÓRIOS DE INFORMATICA NAS ESCOLAS FORAM UNS ‘FIASCOS’ E EM MUITAS ESCOLAS NEM CHEGARAM A FUNCIONAR MAQUINAS SEMPRE COM DEFEITO, ULTRAPASSADAS,E TBEM NÃO ESTALADAS’caso da minha escola’ E QND TINHA PESQUISA O PROFESSOR NÃO CONSEGUIA MANTER O FOCO, E O NOSSO ALUNO ESTÁ MUITO ALÉM DOS CONHECIMENTOS TECNOLÓGICO DOS PROFS. ? NAS ESCOLAS DE SERAM AS RESPOSSABILIDADES DESDE O USO AO MANEJO E GUARDA? TD QUE FAZ DE MELHORIA ELES “ALUNOS” DÃO FIM



Francinete Bandeira: Desde q não atrapalhe na hora da aula, estando ele guardadinho na bolsa, tudo bem.

Ricardo Tobé: Acredito que há muito o que construir com os tablets, porém essa tecnologia não pode deixar de lado o quadro, que pra mim é o maior instrumento didático de todos os tempos.




Para que possam utlizar as novas tecnologias o Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional, http://www.ibdin.com.br já lançou com sucesso o curso de desenho instrucional para tablets, com isso os professores interessados e empresas que queiram utilizar o equipamento para treinamento poderão se beneficiar do curso totalmente on line bem como imagens 3d e aplicativos para mídias móveis .