Programa Ibero-Americano de Inovação tem reunião no Rio

Acontece hoje e amanhã, 3 e 4, no Rio de Janeiro, a 2ª Reunião do Comitê Ibero-Americano de Inovação. O encontro é liderado pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), Glauco Arbix, eleito por unanimidade o mandatário do comitê na 1ª Reunião, ocorrida em julho, em Madri.

O Programa Ibero-Americano de Inovação é uma iniciativa multilateral, aprovada na XIX Cúpula de Presidentes e Chefes de Estado Ibero-Americanos, que tem por finalidade promover a competitividade de empresas de 21 países, a partir da colaboração em projetos de P,D&I.

Estarão presentes representantes dos sistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação de países que integram o programa: Argentina, Brasil, Bolívia, El Salvador, Espanha, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai, além de representantes da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), organismo internacional que apoia a sua implementação. Na pauta, estão previstas a seleção do novo secretário técnico do Programa, que ficará sediado na Finep, e a aprovação do plano de trabalho para 2012.

Durante este segundo encontro, Glauco Arbix também lançará uma linha de crédito especial da Finep, no valor de até R$ 30 milhões, para as companhias ibero-americanas sediadas no país que desejarem cooperação com as empresas brasileiras. O presidente da financiadora apresentará, ainda, um novo sistema virtual, envolvendo portal e rede social, destinado a estreitar o relacionamento entre empresas interessadas em parcerias e novas oportunidades de negócio.

Em razão da presença do secretário-geral Ibero-Americano, Enrique Iglesias, que estará no Rio para participar do encerramento da reunião, será apresentada a Feira Internacional de Inovação e Desenvolvimento Sustentável, iniciativa da Finep por ocasião da Conferência da ONU Rio+20.

Além de Arbix, participarão da sessão de abertura o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Elias; o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Ronaldo Mota; o secretário-geral de Inovação da Espanha, Juan Thomas Hernani; o diretor de Administração da SEGIB, Miguel Del Val; o diretor do Escritório da SEGIB no Brasil, Germán Garcia da Rosa, e o conselheiro Ademar Seabra da Cruz Filho, chefe do Departamento de Tecnologia do Itamaraty (DCTEC/MRE).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s