IESB está com inscrições abertas para o vestibular e anuncia as novidades para 2022

Referência em inovação, instituição segue com foco em empregabilidade, pesquisa e educação transformadora para o futuro

O Centro Universitário IESB, em Brasília, anuncia as novidades para 2022. Se mantidas as condições sanitárias atuais, as aulas presenciais da graduação e pós-graduação serão retomadas no próximo semestre para todos. Para receber os estudantes de braços abertos, a instituição prepara uma programação especial de boas-vindas por meio do projeto de acolhimento IESB-SE. Além de informar o aluno sobre o Núcleo de Apoio e Atenção ao Discente e Egresso (NAADE), o objetivo do projeto é aproximar a instituição dos calouros, promover diálogos com o corpo docente e apresentar todas as oportunidades de sucesso. O tema da campanha 2022 é SOUL IESB, para mostrar o quanto o Centro Universitário está inserido no DNA de cada aluno e todos os perfis, sempre preparando o estudante para novos desafios, na construção de um mundo melhor.

Atualmente, a instituição oferece mais de 80 cursos de graduação, entre presencial e híbrido. Na modalidade híbrida, o ensino é feito on-line com encontros presenciais, onde devem acontecer as práticas. Entre os cursos de graduação estão: Administração, Direito, Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Odontologia, Arquitetura e Psicologia. A instituição também oferece cerca de 100 cursos de pós-graduação, além de dois cursos de mestrado: Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios e Mestrado Profissional em Gestão Estratégica de Organizações. Todos com modelos pedagógicos disruptivos, docentes mestres e doutores altamente qualificados, disciplinas integradas com foco no mercado de trabalho e laboratórios de ponta, com muitas atividades “mão na massa” e projetos integradores que possam atender as demandas reais das empresas.

Entre os cursos novidades já este ano, estão a primeira graduação do Brasil em Gestão de Redes Sociais, ofertado na modalidade EAD e com duração de dois anos; curso de Direito nota máxima no MEC agora também no campus Asa Sul, além de Asa Norte e Ceilândia; e o primeiro curso híbrido de Química Industrial do Centro-Oeste.

“O IESB já nasceu com um currículo inovador, pois acreditamos que os alunos precisam viver as experiências da sala de aula de forma integrada. Desde a sua fundação, a preocupação da instituição tem sido oferecer ao estudante uma aprendizagem na qual o professor tem um papel de mediador e sempre se utiliza de metodologias ativas”, afirma a pró-reitora acadêmica, Regina Tombini.

Empregabilidade e habilidades do futuro

Referência em aliar teoria e prática, o IESB chega em 2022 acompanhando o ritmo das mudanças. Com alto índice de empregabilidade, a instituição está ainda mais preparada para formar profissionais engajados, prontos para colaborar com o momento de retomada da economia e capacitados com as novas práticas do mercado em um mundo ainda mais digital.

As opções de carreiras oferecidas pelo Centro Universitário estão alinhadas às demandas do Fórum Econômico Mundial, que prevê ainda uma série de profissões em potencial no futuro pós-pandêmico. Entre elas, estão as ligadas a dados, inteligência artificial, internet das coisas, automação, engenharia, computação em nuvem, e-commerce, produção de conteúdo e sustentabilidade. Em todas essas áreas, o IESB oferece cursos destaques com nota máxima no MEC.

Opções ainda de requalificação em curto prazo e capacitação de estudantes em habilidades essenciais, como pensamento crítico, resiliência, tolerância ao estresse, capacidade de persuasão, saber lidar com resoluções de problemas, autogestão e aprendizagem ativa.

“O IESB sempre se posicionou em um cenário a frente de seu tempo e vamos continuar avançando. E agora, mais do que nunca, além das habilidades técnicas, nossa missão é preparar alunos ainda mais capacitados com as soft skills, que são as habilidades comportamentais ligadas à relacionamento interpessoal, comunicação e liderança, atitude, criatividade, empatia, resolução de conflitos e trabalho em equipe. Ou seja, o IESB forma profissionais para ir muito além da inserção no mercado de trabalho. Formamos cidadãos que transformem o mundo. Tudo isso, em uma formação continuada que vai desde o Colégio IESB, passando pela graduação e pós-graduação, inclusive com opções de mestrados”, completa a pró-reitora.

Cursos híbridos e celeridade tecnológica

O know-how tecnológico da instituição não apenas lhe garantiu uma rápida adaptação ao cenário pandêmico, como a elevou a um patamar ainda maior de qualidade do ensino, com o protagonismo do aluno. Para ter uma ideia do quanto a tecnologia é levada a sério, ao longo de sua história, o IESB foi a primeira instituição de ensino superior do Brasil a usar o Blackboard, em 2002, e foi quem traduziu o Blackboard para o português. Em 2019, foi a primeira a disponibilizar a versão Ultra da plataforma, ainda mais dinâmica e intuitiva. “O Blackboard é uma plataforma que deixa o IESB sem fronteiras, levando o processo de ensino e aprendizagem com modernidade, melhor tecnologia e com a maior qualidade do mundo”, destaca o professor André Imbroisi, coordenador de EAD no IESB.

Inovação também nos cursos híbridos. Tendência na educação superior pós-pandemia, essa modalidade de ensino já é realidade no IESB desde 2017 e vai muito além de transmitir aulas on-line. “Os cursos híbridos são aqueles nos quais mesclamos partes dos estudos a distância com práticas presenciais. Ou seja, os ambientes virtuais e físicos são complementares e integrados. É um formato inovador que possibilita mais flexibilidade e uma ótima rotina de estudos por parte dos alunos”, explica o professor Juliano Barbosa, coordenador do curso híbrido de Engenharia Elétrica, do IESB. Entre os benefícios, além de maior flexibilidade nos horários de estudo, o ensino híbrido contribui para o protagonismo do aluno, fazendo com que ele desenvolva melhor o seu senso crítico e autonomia, explorando ainda diferentes metodologias ativas e aproximação com a tecnologia, usada para potencializar sua aprendizagem.

Atualmente, a instituição possui 12 cursos nesta modalidade: Química Industrial e Tecnológica; Design Gráfico; Design de Interiores; Educação Física; Serviço Social; Publicidade e Propaganda; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia de Produção; Biomedicina; Farmácia e Nutrição.

Educação que transforma  

O IESB também chega em 2022 ainda mais engajado em formar cidadãos transformadores por meio da educação. A preocupação com o desenvolvimento da comunidade local, que sempre foi um dos pilares da instituição, ganha um novo impulso com a renovação do acordo com a UNESCO, que desde 2008 vem apoiando os projetos sociais do IESB, com a criação da Cátedra sobre Desafios Sociais Emergentes.

Com a renovação do acordo com a UNESCO, o IESB promoverá nos próximos anos um sistema ainda mais integrado de pesquisa, formação, informação e eventos no domínio dos novos desafios sociais. Tudo isso com foco na educação, meio ambiente e justiça social.

“Temos muito orgulho deste reconhecimento da UNESCO em relação aos trabalhos sociais e pesquisas que estamos desenvolvendo desde a fundação da nossa instituição. Entendemos que o impacto na vida dos alunos se faz sentir também por meio da formação de valores humanos de solidariedade, cooperação, ética e respeito. Por isso, o IESB tem este comprometimento entre nossos colaboradores, docentes, estudantes e sociedade civil, de entender que, juntos, podemos alcançar o objetivo primeiro do saber acadêmico: a construção de um mundo melhor”, afirma a professora Eda Machado, fundadora do IESB e diretora da Cátedra na instituição.

Mais fomento à iniciação científica

A viabilização de mais incentivos à pesquisa também é um dos diferenciais e investimentos que o IESB lança mão nos próximos anos. Entre eles, o fomento ainda maior do Programa de Iniciação Científica da instituição. E isso inclui novas bolsas de pesquisas e editais, como o recém-lançado Programa Institucional de Iniciação Científica – Cátedra UNESCO IESB, que concede desconto de 30% nas mensalidades de alunos que tiveram seus projetos selecionados.

Inovação também em solidariedade

Além dos diversos projetos sociais promovidos pelo IESB em Ação, a instituição entra em 2022 colocando em prática o projeto e-Nable, no qual alunos de diferentes áreas estão transformando sonho em realidade de crianças e adultos com deficiência em membros superiores. Por meio de um projeto inovador, eles estão imprimindo, montando e distribuindo, gratuitamente, próteses de mãos feitas em impressoras 3D. Pessoas que não possuem um ou todos os dedos ou qualquer membro abaixo do cotovelo podem se beneficiar desses dispositivos criados no laboratório da instituição com supervisão dos professores. “Essas próteses são úteis para aqueles que não têm a opção de um modelo convencional devido ao custo, tempo de troca ou individualidade dos seus membros. Além disso, há o impacto na autoestima dessas pessoas. E para o IESB é também uma oportunidade de colaborar com a sociedade, mostrando ainda que os nossos alunos estão fazendo coisas incríveis, inovadoras e relevantes, impactando a vida das pessoas”, afirma o coordenador do projeto, Renan Balzani, professor dos cursos de Arquitetura, Design de Interiores, Moda e Design Gráfico do Centro Universitário IESB.

“Ao nosso lado, temos as inovações tecnológicas. No entanto, mais importante que tudo isso, temos professores que trabalham com garra e determinação, fazendo com que os alunos se transformem em excelentes profissionais e cidadãos que querem melhorar o mundo. É isso que nós sempre fazemos e continuaremos nos próximos anos”, conclui a professora Eda Machado.

Vestibular IESB com inscrições abertas

O IESB segue com o vestibular on-line aberto e disponível no site da instituição para o aluno fazer na hora e dia que ele quiser. Além do vestibular, há mais três possibilidades de entrada para o curso superior: por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); 2ª Graduação e transferência.

No IESB, também é possível fazer a faculdade com descontos que cabem no bolso e convênios, como o DF Superior. O acordo entre o IESB e o Governo do Distrito Federal (GDF) concede descontos de até 59% nas mensalidades de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu para os servidores e empregados públicos da administração direta e indireta do DF e da Câmara Legislativa, além de dependentes de até 3º grau.

Para saber mais sobre a lista de convênios, descontos e o vestibular, acesse http://www.iesb.br

Clique no link e conheça a campanha Soul IESB:

Mais informações: www.iesb.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s