Qual é o futuro das profissões?

O que você vai ser quando crescer? Quem nunca ouviu essa pergunta quando criança? Impressiona pensar que a resposta, que há 30 anos parecia relativamente simples, atualmente provoca angústia em grande parte da população. Isso porque as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho estão cada vez mais rápidas e surpreendentes. Algumas das principais ocupações ou especialidades de hoje sequer existiam há 10 anos. Quem pensaria em ser motorista de Uber ou programador de aplicativos, em 2008?

A mudança na forma como as organizações criam valor para seus clientes, por meio de tecnologias emergentes e de modelos de negócio inovadores, está transformando setores inteiros. A consequência direta dessa transformação é que muitas competências, antes valorizadas, estão se tornando obsoletas cada vez mais precocemente e, pelo andar da carruagem, esse fenômeno deve se acelerar nos próximos anos.

Estudos apontam que até 2020 haverá uma queda de mais de 7,1 milhões de empregos devidos a mudanças no mercado, sendo ⅔ desses concentrados em funções de escritório e áreas administrativas. Além disso, 65% das crianças que estão no primário, hoje, trabalharão em uma função completamente nova, que ainda não existe. “O grande desafio da área educacional é preparar o aluno para aprender constantemente. Não adianta continuar formando repetidores. Afinal, as coisas estão mudando tão rapidamente que o jovem entra em um curso agora e, muitas vezes, a profissão que ele escolheu no início da faculdade é outra no final da graduação. E daqui a 10 anos, a mesma carreira necessita de outras habilidades e outros conhecimentos”, afirma Marcelo Minutti, professor de Inovação e Comportamento Digital no MBA em Marketing e Comunicação Digital do Centro Universitário IESB.

Como serão as profissões do futuro? Qual o impacto das novas tecnologias no mercado de trabalho? Quais as competências essenciais que todo profissional precisará ter? Para discutir essas questões, o professor Minutti, um dos principais pesquisadores em competências de inovação e transformação digital do país, realiza a palestra O Futuro das Profissões, dia 22 de março, às 19h, no auditório Benedito Coutinho, no campus norte do Centro Universitário IESB. “Vamos debater como acompanhar essas mudanças e continuar relevante no mercado de trabalho, a importância da capacidade de adaptação como diferencial para o sucesso em um amanhã onde algumas profissões podem ficar obsoletas”, destacou o especialista.

A entrada é gratuita e aberta ao público, com vagas limitadas. Mais informações: (61) 3340-3747.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s