Nota do Enem 2017 é divulgada

Veja como aproveitar melhor o resultado

O Ministério de Educação divulgou nesta quinta-feira (18) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Das 4.725.330 redações corrigidas, 309.157 tiveram nota zero e apenas 53 registraram nota 1.000. Na edição anterior, foram 291.806 notas zero e 77 notas mil entre 6.034.672 redações corrigidas.

Os resultados só podem ser consultados individualmente. Os candidatos devem acessar a Página do Participante e fazer login por meio do CPF e senha anteriormente cadastrada. Com a nota do Enem 2017, os estudantes podem concorrer a uma vaga em uma universidade pública que tenha aderido ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. As vagas já podem ser consultadas. Serão 130 instituições no Brasil – 30 estaduais e 100 federais – que ofertarão 239.601 vagas na graduação.

O período de inscrições do Sisu será entre os dia 23 e 26 de janeiro no site do programa (http://sisu.mec.gov.br). Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Enem 2017. Como nos anos anteriores, cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Mesmo que o candidato faça sua inscrição no primeiro dia, ele poderá alterar suas opções até o prazo final. O sistema mostra, a cada dia, uma nota de corte parcial, baseada nas notas das pessoas que já se inscreveram até o momento naquele curso.

Aproveitando melhor o resultado

A professora Dila Lira, diretora do Ensino Médio IESB, explica como o aluno pode aproveitar ao máximo sua nota no exame. “O mais importante da escolha de uma carreira é o estudante amar a sua profissão. Portanto, fazer uma programação para alcançar o melhor resultado é fundamental. Para isso, é importante que, antes de realizar a prova, o aluno já tenha noção do curso que ele quer fazer e qual a nota ele precisa. Com o resultado em mãos, ele deve pesquisar qual universidade é possível conquistar uma vaga. Além disso, outra pesquisa importante é saber quais descontos é possível conseguir por meio da nota, já que algumas instituições privadas oferecem esta vantagem”, orienta a professora. Mas, e se depois de tudo isso não foi possível entrar no curso esperado? “É importante que o estudante não se desanime, mas use a experiência como aprendizado. Que ele tente fazer um mapeamento do conteúdo que ele foi melhor e do que ele precisa se dedicar mais nos estudos, buscando alcançar um resultado positivo na próxima oportunidade”, afirma a diretora.

Na Universidade de Brasília (UnB) cinco editais que utilizam a nota do ENEM como forma de ingresso em cursos de graduação estão abertos. São eles: o Sistema de Seleção Integrada (SiSU), o Vestibular de Habilidade Específica (VHE), a Licenciatura em Educação do Campo, a Transferência Facultativa e o Portador de Diploma. Interessados em se candidatar devem conferir o edital do processo seletivo desejado na página do Cebraspe www.cespe.unb.br/vestibular

 

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s