Nesta terça-feira, 14/11, o Centro Universitário IESB recebe a jornalista Renata Cafardo para palestra e lançamento do seu livro-reportagem “O Roubo do Enem – A História por Trás do Vazamento da Principal Prova do País”. Cafardo falará sobre a apuração e os bastidores da reportagem que, publicada em 2009 no jornal O Estado de São Paulo, revelou o vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio naquele ano. “O ENEM perdeu muita credibilidade pelo que aconteceu, algo que não foi recuperado ainda hoje, apesar de ser o maior exame do país. A cada ano surgem notícias de pequenos vazamentos, supostos ou verdadeiros. Mas, mesmo assim, por inúmeras razões que explico no livro, o exame conseguiu se consolidar fortemente”, afirma a profissional que, com a matéria, ganhou o Prêmio Embratel, o Prêmio Ayrton Senna e o Prêmio Estado, além de ficar entre os finalistas no Prêmio Esso de Jornalismo.
O escândalo veio à tona depois que a repórter recebeu a ligação de um informante tentando vender, sem sucesso, uma cópia da prova. Ela não pagou para ficar com o teste, mas conseguiu memorizar várias questões e denunciou o problema ao Ministério da Educação (MEC), que confirmou o roubo da prova e cancelou o exame. O episódio alavancou o jornalismo de educação no país, com sucessivas manchetes nos principais veículos nacionais. “Um dos propósitos do livro é contribuir na formação de outros jornalistas, fazê-los refletir sobre a profissão, as relações com o governo e com as fontes e sobre o posicionamento diante de uma notícia importante”, ressalta a jornalista.
O evento – gratuito e aberto ao público – começa às 19h30, no auditório D, do Centro Universitário IESB, localizado na 613/614 sul.
Sobre a autora:
Renata Cafardo é jornalista e escreve sobre educação desde o ano 2000. Trabalhou durante dez anos na redação do jornal O Estado de S. Paulo e foi repórter da TV Globo por seis anos. Em 2016, fundou com colegas a Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), que tem o objetivo de melhorar a cobertura jornalística na área de educação no país. Durante o período em que morou em Nova York, em 2016-2017, fez colaborações para a Folha de S. Paulo e foi uma das jornalistas aprovada para participar do Dart Center Global Reporting Institute, sobre desenvolvimento na primeira infância, da Universidade de Columbia. Já recebeu mais de dez prêmios de jornalismo.