Trabalho Escravo – Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Este é o tema do seminário que será realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no Centro Universitário IESB, em parceria com a Coordenação Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo (CONAETE), do Ministério Público do Trabalho. O evento reúne especialistas da área e visa fazer uma reflexão jurídica, social e política do trabalho digno, bem como o combate ao trabalho escravo no Brasil.
A programação do dia 25 de setembro, na 609 norte, começa às 18h30, com o vice-reitor Acadêmico do IESB, o professor Doutor Luiz Cláudio Brandão, ressaltando A Importância da Integração entre Educação, Instituições e Efetivação dos Direitos Sociais; e prossegue com o coordenador Nacional da CONAETE, Tiago Muniz Cavalcanti falando sobre Conceito e Enfrentamento ao Trabalho Escravo Contemporâneo; o subprocurador Geral do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) e professor do IESB, Luiz Antônio Camargo De Melo, abordando a História do MPT no Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo; a procuradora do Trabalho e coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Exploração Sexual, Débora Tito Farias, discorrendo a respeito de Políticas Públicas para o Enfrentamento ao Trabalho Escravo Contemporâneo; além do procurador do Trabalho, Rafael Garcia Rodrigues, que exporá o temaArticulação Interinstitucional para o Combate ao Trabalho Escravo. A noite termina, às 21h, com o lançamento do livro Relatório MPT: Combate ao Trabalho Escravo, Conquistas, Estratégias e Desafios.
No dia 26/09, as atividades serão realizadas no Campus Oeste (QNN 31, Áreas Especiais B/C/D/E). Na parte da manhã, os debates serão iniciados às 08h30, com a participação do procurador do Trabalho e vice-coordenador Nacional do CONAETE, Maurício Ferreira Brito, explicando A Cooperação Sul-Sul e a Articulação Internacional para o Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo; o procurador do Trabalho Jonas Ratier Moreno, destacando o tema Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo no Meio Rural; a procuradora do Trabalho e Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Migrações, Cristiane Maria Sbalqueiro Lopes, ressaltando as Migrações e Trabalho Escravo Contemporâneo; e a procuradora do Trabalho Andrea da Rocha Carvalho debatendo sobre “Tráfico de Pessoas e Combate ao Trabalho Escravo Urbano”. À noite, a partir das 19h30, mais três palestras completam o seminário. Maurício Ferreira Brito, procurador do Trabalho e vice-coordenador Nacional do CONAETE, explana sobre A Cooperação Sul-Sul e a Articulação Internacional para o Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo; Luiz Antônio Camargo de Melo, subprocurador-Geral do Trabalho do MPT e professor do IESB, relata a História do MPT no Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo; eDébora Tito Farias, procuradora do Trabalho e coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Exploração Sexual, discute sobre Políticas Públicas para o Enfrentamento ao Trabalho Escravo Contemporâneo.
O evento é gratuito e aberto ao público. Mais informações: (61) 3340-3747.
Serviço:
Seminário sobre Direitos sociais e Trabalho Escravo
25/09, 18h30, campus Giovanina Rímoli do IESB. Av. L2, quadra 609, Asa Norte.
26/09, 8h30 às 12h e a noite a partir das 19h30, campus IESB Oeste, na QNN 31 – Áreas Especiais B/C/D/E. Ceilândia Norte – DF