23 de abril é o Dia Mundial do Livro. Para comemorar a data, o blog Edson Machado traz uma semana especial sobre o tema. Para começar, veja entrevista com a professora Ivana Carvalho Araújo, coordenadora geral e supervisora educativa do Colégio La Salle Brasília. Ótimas dicas para incentivar a leitura entre crianças e adolescentes.
Como escolher os livros para os filhos?
Gostamos de ler aquilo que nos interessa. Sendo assim, a escolha dos livros cumpre um papel preponderante na relação que a criança e o jovem terão com a leitura. Um bom começo seria a seleção a partir de indicadores por faixa etária. Geralmente eles possuem uma linguagem e uma padronização ideal para cada idade. Como estamos inseridos em um universo imagético, a escolha de livros com cores vibrantes e ilustrações adequadas e envolventes também facilitam o processo e podem estimular o interesse do leitor, seja ele criança ou adolescente.
O que fazer quando pai e mãe não têm o hábito de ler, mas gostariam de ver esse gosto desenvolvido no filho?
O primeiro passo é o exemplo. Ler é contagiante e se a criança está acostumada a ver os pais imersos neste ambiente associará a leitura a algo prazeroso. Se os pais não possuem este hábito, eles podem criar situações que favoreçam a leitura. Livro precisam ser foleados e manuseados. Deixar os livros em local de fácil acesso às crianças e jovens, permitir o contato e incorporar na rotina da família a visita a espaços leitores como livrarias e bibliotecas, são atitudes que podem favorecer o desenvolvimento do hábito de leitura.
Leitura e navegação na web podem ser conciliadas?
Com o tempo ocupado pela internet e televisão, muitos jovens deixam de ler. Porém existem maneiras de estimulá-los promovendo a leitura por meio tecnológicos. A exemplo disso existem muitos blogs especializados em determinados temas e interesses específicos, como ficção, romance, aventura, entre outros. Muitos permitem a interação com o leitor, possibilitando a complementação da história ou até mesmo a alteração do final.