Quinze anos após a criação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pela primeira vez todas as 59 universidades federais do país vão adotar a prova como processo seletivo ou pelo menos parte dele.
Mesmo com histórico de algumas falhas, o ENEM se consolidou e atingiu o recorde com mais de 7 milhões de candidatos na última inscrição. Vale lembrar que além de proporcionar o ingresso em instituições federais, o Enem também abre outras portas, como a chance de bolsas em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o acesso a diversos programas de educação do governo, como o Ciência Sem Fronteiras e o Sistema de Seleção Unificada de Educação Profissional e Tecnologia (Sisutec).
Na reta final para o ENEM, o blog Edson Machado conversou com o professor Euclides Chacon, coordenador do ensino médio do colégio Galois, em Brasília. O especialista dá dicas para o candidato que vai fazer o exame no dia 26 e 27 de outubro. “É importante chegar uma hora com antecedência e lembrar que estaremos no horário de verão”, orienta o professor.
Foto: Alexandra Martins/Vídeo: Emil Araújo e Tito Gusmão.