Representantes da Universidade de Manchester, na Inglaterra, reuniram-se no Salão de Atos da Reitoria, nesta quarta-feira, 28, com professores e diretores de Departamentos e Faculdades da UnB para discutir propostas e vínculos acadêmicos entre as instituições. Organizado pela Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB (INT), esse foi o primeiro encontro oficial com os representantes da universidade inglesa e confirmou o interesse mútuo em estreitar a cooperação para além do intercâmbio previsto por meio do programa Ciência Sem Fronteiras.
Chefe do Departamento de Matemática da Universidade de Manchester, Peter Duck afirmou que a instituição inglesa possui 39 mil estudantes, dos quais nove mil são intercambistas. Destes, 100 estudantes são brasileiros. O Departamento de Matemática, chefiado por Duck, está vinculado à Faculdade de Engenharia e Ciências Físicas. Segundo ele, a faculdade conta com 10 mil alunos em cursos de Ciências da Computação, Química, Matemática, Física, Astronomia e Engenharias Civil, Mecânica e Aeroespacial.
Integrando a delegação britânica, a diretora de projetos internacionais, Jenny Hogg, destacou a excelência da universidade inglesa na área de Exatas e manifestou o interesse de desenvolver uma parceria inicialmente com alunos de matemática da UnB. “Queremos receber alunos de matemática, através do Ciência Sem Fronteiras, e temos interesse de firmar esta parceria para o desenvolvimento de pesquisas no setor”, disse ela.