A adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em diversas universidades federais começa a se refletir no mercado educacional. O surgimento de cursinhos preparatórios e materiais didáticos específicos é a maior prova disso. Em algumas escolas, a procura aumentou cerca de 50% desde 2008. “A tendência é que este número aumente cada vez mais, já que muitas universidades, que antes não adotavam o exame, agora estão usando a avaliação como forma de selecionar seus estudantes”, explica Diego Mendes, professor do Alub, escola preparatória que possui cinco unidades no Distrito Federal.
Para o professor, a expectativa é que o Enem possa substituir o vestibular convencional e os cursinhos devem estar preparados para isso. “No DF, a procura só não é maior porque a Universidade de Brasília (UnB) ainda não adotou o exame. Atualmente, a UnB usa o Enem apenas para selecionar candidatos para vagas remanescentes do vestibular”, explica Diego.
Mas para aqueles que estão entre os seis milhões de candidatos que optaram por fazer a prova, o professor explica a diferença entre a preparação do vestibular convencional e o Enem. “A preparação é um pouco diferente do vestibular tradicional. A prova da UnB, por exemplo, é interdisciplinar e interpretativa, enquanto que a do Enem é objetiva e cobra conhecimentos específicos de cada matéria. É mais difícil e o aluno precisa dominar o conteúdo”, avalia o professor.
Outro ponto é estar preparado para a prova de matemática. “No vestibular da UnB e em diversos outros no Brasil é possível usar calculadora, mas este procedimento é proibido no Enem. Então é preciso separar um tempo maior para realizar as operações necessárias”, orienta.
A prova de redação é uma questão importante e merece cuidados. “Prestar atenção na estética do texto e nas normas gramaticais, por exemplo, é importante para conseguir uma boa nota. O melhor é não ultrapassar 30 linhas e fazer, pelo menos, três parágrafos. O estudante tem que lembrar que a maioria das propostas do Enem envolvem problemas de cunho social. A dica, então, é que o candidato escreva uma solução ética para o assunto. Estar a par de temas atuais é fundamental para a construção da redação. Com a Rio+20, sustentabilidade passou a ter uma grande chance de cair na prova”, ressalta o professor.
Legal, fiquei sabendo também de um site com vídeo aulas preparatórias para a prova do Enem, é o http://www.enemprova.com.br ,
são muito boas e têm um preço bastante acessível. Vou entrar lá também e ver quais são as novidades.
Queria deixar uma dica de um otimo curso onde estudei, http://www.ibenac.com.br os professores são ótimos e método é super simples.
Legal, fiquei sabendo também de um site com vídeo aulas preparatórias para a prova do Enem, é o http://www.enemprova.com.br ,
são muito boas e têm um preço bastante acessível. Vou entrar lá também e ver quais são as novidades.