Último dia para pagar a inscrição do Enem 2012

Nesta quarta-feira, 20 de junho, acaba o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio 2012, que é de R$ 35. As inscrições para o exame começaram em 28 de maio e se encerraram na última sexta-feira, dia 15. A taxa é paga apenas no Banco do Brasil, por meio da Guia de Recolhimento da União (Gru Simples), que pode ser impressa pela página do Enem na internet. Para os correntistas do BB, o pagamento poderá ser realizado em caixas eletrônicos e pela internet até as 22h, respeitando o horário de Brasília.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem recebeu um total de 6.497.446 pedidos de inscrição até o encerramento, sexta-feira passada. Desses, 3.994.140 candidatos pediram isenção da taxa de R$ 35. Alunos concluintes de escolas públicas em 2012 são automaticamente isentos. Candidatos de famílias de baixa renda que fizeram a solicitação de carência também farão a prova sem pagar.

Para gerar o boleto de pagamento, o candidato deve acessar o site www.inep.gov.br, acessar a área do Enem 2012 e clicar no item “Acompanhe sua inscrição”. Digitando o CPF e a senha, o inscrito é levado à página de cadastro, em que aparecem os dados informados, como nome completo, endereço, filiação, a situação da inscrição e o idioma escolhido, dentre outros. Ao pé da página há um link para gerar a Guia de Recolhimento da União. De posse da Gru impressa, o candidato pode efetuar o pagamento.

As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação.

A divulgação do gabarito oficial, como estabelece o edital do exame, está prevista para 7 de novembro. O resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro.

Instrumento de democratização do acesso ao ensino superior, o Enem 2012 recebeu 126.916 pedidos de atendimento especial. Entre os solicitantes estão candidatos que guardam o sábado por motivos religiosos (96.320); os que solicitaram prova em Braille (365) ou em Língua Brasileira de Sinais (Libras), no total de 1.951, além de candidatos que pleitearam salas com acesso facilitado (14.728) e auxílio de ledor (3.048).

Sudeste e Nordeste foram as regiões com o maior número de inscrições, 2.406.168 candidatos e 1.992.443, respectivamente. O Centro Oeste registrou o menor número de inscritos, 597.182. Os Estados que tiveram maior número de inscritos foram São Paulo (1.068.517), Minas Gerais (723.644), Rio de Janeiro (474.046), Bahia (458.101) e Rio Grande do Sul (394.641).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s