O especialista em educação, Gustavo Ioschpe, participou nesta quarta-feira (21) de uma audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal para discutir as avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC) no ensino básico do país. O blog Edson Machado conversou com o especialista:
O Brasil está avançando na educação?
Gustavo Ioschpe: Está melhorando, mas muito pouco. Ainda estamos bem abaixo do que o país precisa.
Como você avalia a atual realidade do professor brasileiro?
O professor neste país sofre com algumas carências, especialmente de formação, que não oferece a ele a condição necessária de exercer o seu ofício com sucesso. Os cursos de formação no Brasil são deficientes.
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) realmente avalia a qualidade de ensino básico no país?
Sim. Na minha opinião ele reflete, com uma boa dose de acuidade, o real estado de ensino e aprendizagem da escola. O indicador não é perfeito, mas acho que de modo geral é importante para sabermos o que acontece na sala de aula, além de ser um ótimo ponto de partida para discussões sobre problemas e soluções da educação brasileira.
O Enem pode substituir o vestibular?
Acho que sim, mas tem que ser melhor executado. Seria mais lógico ter um exame centralizado, mais complexo, que cada universidade fazer o seu próprio certame. As falhas, que acontecem todo ano, não podem existir.
Fonte: Blog Edson Machado

