O modo de falar do brasileiro

 

O modo de falar do brasileiro continua sendo a pauta da semana aqui no blog. E para discutir o assunto, o professor Edson Machado conversa com dois convidados especialistas no tema: os professores de Língua Portuguesa Maria Leoneide Rodrigues, do Centro Universitário IESB, e Luis Ladeira, da escola Acasa.

Edson Machado começou o bate-papo explicando sobre o uso da linguagem formal e informal. “Sabemos que a linguagem informal é aquela que praticamos no dia a dia, principalmente quando a gente vocaliza verbalmente as palavras, enquanto o padrão formal é mais bem elaborado, restringindo-se as normas gramaticais de um modo geral”, disse o educador.

 

Os professores Edson Machado, Maria Leoneide e Luis Ladeira Foto/Filipe Nogueira

 

Quanto ao uso das duas modalidades, a professora Leoneide destacou que o nível informal tem o seu lugar, mas é muito importante que a pessoa saiba dominar as duas formas. “Há espaço para as duas modalidades. As pessoas não ficam o tempo todo em situações que exijam uma postura lingüística mais bem elaborada. Há momentos de espontaneidade. O que tem que ser destacado é que uma pessoa que tem domínio da linguagem formal passa a ser automaticamente um usuário mais eficiente porque ele pode escolher o modo de falar”, afirmou Leoneide. A professora também orientou sobre como lidar com a criança na hora da aprendizagem da língua. “Quando for educar uma criança, jamais use o termo ‘menino você está errado, o certo é assim’. Se fizer isso você está usando a forma culta de uma maneira opressora e isto pode atrapalhar a motivação da criança ou o interesse pela norma culta”, explicou.

Em sua participação, o professor Luis Ladeira lembrou que a linguagem é um código de poder e deu dicas para falar e escrever corretamente. “É importante ler bons livros e estudar gramática”, destacou o professor.

 

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s