São Paulo recebe até domingo, 16 de agosto, a WorldSkills Competition, maior competição de educação profissional do mundo. Realizado a cada dois anos desde 1950, o evento, que acontece pela primeira vez na América Latina, está em sua 43ª edição e reúne mais de 1.200 competidores, vindos de 63 países, que se dividem entre 50 ocupações diferentes relacionadas a profissões técnicas.
Na WorldSkills Competition, os competidores simulam desafios de suas profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Eles demonstram habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações. Outro destaque da Competição é o Programa Uma Escola, Um País, que tem como objetivo mostrar aos alunos de escolas locais que a educação profissional é um bom caminho para a construção de uma carreira, e que é possível fazer cursos técnicos junto com o ensino médio a partir do segundo ano.
A Competição traz também o conceito do “Visitor Experience”, um projeto focado em oferecer ao público uma visita rica em experiências e interações, oferecendo rotas de visitação, visitas guiadas e educativas, eventos paralelos, programa de conferências, plataforma digital, entre outras atividades, oferecendo o máximo de conhecimento possível sobre a educação profissional de forma lúdica e interativa. “A oportunidade de o Brasil receber um evento dessa complexidade certamente demonstra a importância do ensino técnico profissional para grandes atores do mercado nacional, não só no âmbito corporativo, mas também no governamental. Mais relevante ainda é saber que o nosso país é sede da principal Competição de educação profissional do mundo, sendo também a maior edição da história da WorldSkills”, afirma Frederico Lamego, CEO da WorldSkills São Paulo 2015.