Saiba como usar as mídias sociais para conseguir emprego

Encontrar um novo trabalho pode não ser uma tarefa fácil, mas certamente você já deve ter aproveitado as mídias sociais para ajudá-lo nesta busca. E saiba que você não é o único. De acordo com recente pesquisa da Jobvite, 54% dos usuários de mídias sociais utilizaram Facebook, LinkedIn ou Twitter para procurar trabalho no ano passado e o resultado foi positivo: uma em cada seis pessoas encontrou seu último emprego através de uma rede social online.

No Brasil, uma pesquisa realizada pela Catho Online mostrou que 24% dos entrevistados conseguiram alguma entrevista para o emprego atual por meio de redes sociais. O estudo foi realizado em 2011 e contou com a participação de 46.067 profissionais de diversas áreas.

 

Foto/Reprodução. Fonte: Catho Online

Para o professor Marcelo Minutti, coordenador do curso de Pós-graduação em Marketing e Comunicação Digital do Centro Universitário IESB, a mídia social é um recurso fantástico para se conectar com outras pessoas, compartilhando informações, e aprender sobre oportunidades de emprego. “Mas é preciso ter alguns cuidados e seguir algumas recomendações”, destaca o professor.

Em entrevista para o blog de educação Edson Machado, o especialista explica que a primeira questão é saber como está a reputação do candidato no mundo digital. “Quando alguém busca o nome do candidato no Google, quais informações aparecem? É importante ficar atento, já que muito empregadores fazem esse tipo de busca antes de contratar um novo funcionário”, orienta Minutti.

O professor explica ainda que a rede social profissional Linkedin também é um ótimo lugar para encontrar vagas disponíveis, mas antes de participar desta ou de qualquer uma outra rede, como Facebook ou Twitter, é fundamental ter consciência das informações que são publicadas. “É importante saber que tipo de informações podem ser públicas. Todas essas ferramentas digitais possuem configuração de privacidade e saber utilizá-las com eficiência, é fundamental”, afirma o professor.

Seguem dicas:

  • Melhore seus perfis de redes no LinkedIn, Twitter e Facebook, entre outros sites, com um currículo forte, com mais conteúdo e informação.

  • Certifique-se de que cada perfil esteja o mais completo possível, incluindo tecla de habilidades, experiência e educação, para garantir que você apareça nos resultados de busca.

  • Muitas empresas estão de olho no que o canditado está fazendo online. No entanto, é importante evitar erros de português, comentários preconceituosos e piadinhas de mau gosto. Não se envolva em brincadeiras desnecessárias.

  • Faça contatos com pessoas que você conheceu por um tempo, como um professor do ensino médio, da universidade, um supervisor ou amigo que trabalhe na sua área. Estas pessoas podem ser a chave de entrada para uma grande empresa e manter conexões é importante para sua busca de emprego.

Deixe um comentário