De acordo com o Ministério da Educação (MEC), até as 9 horas desta segunda-feira (4), o Exame nacional do Ensino Médio (Enem) já tinha recebido o total de 2,36 milhões de inscrições — o processo foi aberto em 28 de maio. A expectativa do MEC é superar a marca dos 6 milhões de inscritos.
São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia são as unidades da Federação com maior número de candidatos. Pelas previsões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), depois do primeiro fim de semana o ritmo de acesso ao sistema deve diminuir e ser retomado somente nos últimos dias de inscrições.
Os candidatos a vagas na educação superior pública têm prazo até as 23h59 do dia 15 de junho para providenciar a inscrição. Feita apenas pela internet, ela será confirmada após o pagamento da taxa, de R$ 35, até o dia 20, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples. Aluno de escola pública que esteja concluindo o ensino médio e se declarar integrante de família de baixa renda está liberado do pagamento. O pedido de isenção deve ser feito no momento da inscrição, também pela internet.
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília).
Na página do Enem na internet o candidato pode fazer a inscrição e seguir, passo a passo, todo o procedimento e o calendário relativos ao exame.