A pesquisadora da Universidade de Cinccinati, Johanna Looye, foi uma das expositoras do Seminário Internacional A Metropolização Brasileira e os Desafios da gestão Urbana: O Papel da Pós-graduação, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de maio no auditório da Capes, em Brasília.
Em sua palestra, Looye afirmou que o Brasil não deve se prender a modelos de desenvolvimento das cidades dos Estados Unidos e Europa e apresentou argumentos de que os países da América do Sul devem encontrar seus próprios meios de governança da vida social. “A história não é linear, não é como se a América Latina tivesse que desenvolver as cidades da mesma forma que na Europa e nos EUA. Vocês devem olhar para a situação que tem em vez de procurar exemplos”, explicou.
Johanna Looye realizou sua apresentação no último painel do evento, Política Urbana e Governança Metropolitana, formado por especialistas que realizaram exposições sobre os desafios e empecilhos de uma atuação articulada, no âmbito metropolitano, entre os diferentes entes federativos – municípios, estados e federação.