A angústia dos estudantes que se preparam para o 2º Vestibular da Universidade de Brasília (UnB) chegou ao fim. Após 14 dias de indefinição, a instituição de ensino decidiu manter a seleção para a data original — 2 e 3 de junho. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) suspendeu as provas após a 3ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) acatar uma ação civil pública que questionou os critérios de isenção da taxa de inscrição. O benefício é concedido a candidatos incluídos no Cadastro Único para Programas do Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda. Quem ainda não pagou a taxa de inscrição pode fazê-lo até o próximo dia 15.
Em 29 de março, o juiz federal substituto Bruno César Bandeira Apolinário, da 3ª Vara Cível, analisou o caso e acatou o pedido do defensor público federal Ricardo Salviano, que solicitou ao Cespe que excluísse a necessidade de o candidato estar inscrito no CadÚnico. Além disso, o defensor pediu que fosse reaberto o prazo para os interessados providenciarem os documentos a fim de comprovar a carência financeira. Na última sexta-feira, porém, a Justiça acatou o recurso interposto pela Fundação Universidade de Brasília (FUB) e manteve os critérios de isenção.
Para não prejudicar os estudantes, o Cespe decidiu manter o calendário original. O diretor da instituição, Ricardo Carmona, explicou que a mudança “implicaria prejuízos”. “Fizemos reuniões durante o fim de semana e concluímos que é possível manter as datas com uma força-tarefa. Muitos candidatos fizeram inscrições para outros vestibulares ou tinham viagens marcadas”, disse. Segundo ele, outras faculdades, que dependem do resultado da seleção da UnB, e cursinhos preparatórios seriam atingidos por um possível adiamento.
Recurso
O resultado provisório das solicitações de isenção do pagamento da taxa está no site do Cespe (http://www.cespe.unb.br/vestibular/2vest2012/). Quem teve o pedido negado pode entrar com recurso das 9h de 9 de maio às 18h de 10 de maio. O resultado final desta fase está previsto para o próximo dia 14. A convocação para a entrevista pessoal dos candidatos que se inscreveram para concorrer pelo sistema de cotas para negros e a divulgação dos locais e horários das provas estão previstas para 28 de maio.
Segundo o diretor do Cespe, a isenção continua restrita aos inscritos no CadÚnico, além de estudantes que estiverem cursando o 3º ano do ensino médio em escolas públicas do Distrito Federal e, em algumas situações, o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
As inscrições, que já haviam sido encerradas antes da suspensão do vestibular, não serão reabertas. “Quando ele (vestibular) foi suspenso, isso ocorreu a partir da fase em que se encontrava. Se a data das provas tivesse sido alterada, talvez tivéssemos que reabri-la ou até cancelá-la, em casos de estudantes prejudicados”, explicou Ricardo Carmona.
Fique atento
» As provas ocorrerão em 2 e 3 de junho
» Os candidatos podem conferir os locais da realização do teste por meio do site do Cespe a partir do próximo dia 28:(http://www.cespe.unb.br/vestibular/2vest2012/),
No total, a UnB oferece 4.184 vagas em 96 cursos, assim distribuídas:
» Câmpus Plano Piloto — São 3.474 vagas para 86 cursos. Do total, 701 são reservadas ao sistema de cotas para negros
» Câmpus Planaltina — Serão oferecidas 170 vagas para quatro cursos. Do total, 34 são reservadas ao sistema de cotas
» Câmpus Ceilândia — Serão disponibilizadas 260 vagas para seis cursos. Do total, 52 são reservadas ao sistema de cotas
» Câmpus Gama — No total, são 280 vagas para o curso de engenharia; 56 estão reservadas ao sistema de cotas para negros
» Divulgação do resultado final dos pedidos de isenção da taxa — 14 de maio
» Novo prazo para pagamento da taxa de inscrição — Até 15 de maio
Fonte: Cespe
Correio Braziliense/Eu Estudante
