Pesquisa revela que brasileiros estão lendo mais

 

A Veja esta semana mostra os resultados do censo encomendado ao IPEA pela Câmara Brasileira do Livro: os brasileiros estão lendo mais. Os dados da pesquisa apontam que, de 2009 para 2010, o número de exemplares impressos no Brasil chegou a quase 500 milhões, com um crescimento de 23%. Desse montante, 230 milhões de livros são didáticos e acadêmicos – 144 milhões dos quais comprados pelo governo e distribuídos gratuitamente às escolas públicas.

Descontando as compras do governo, o setor livreiro nacional saltou de 2,5 bilhões de reais em 2009 para 3,2 bilhões em 2010. O número de exemplares vendidos cresceu mais de 8% em 2010 e o preço do livro caiu quase 5% em relação ao ano anterior.

De acordo com a revista, quem está fazendo esse setor girar é em boa parte a chamada “nova classe média”, que chegou ao centro do palco econômico com apetite insaciável pelo aprimoramento. Outra faceta importante que explica o ressurgimento do livro no Brasil é o sucesso dos autores nacionais. O Padre Marcelo Rossi, um dos autores de maior sucesso no mundo, já vendeu mais de 7,5 milhões de exemplares com sua obra Ágape.

Mesmo com este resultado positivo, ainda é preciso melhorar e muito. A média de leitura no Brasil é de 1,8 livro per capita por ano, ainda uma das mais baixas do mundo e até da América Latina, onde perdemos para Argentina, México e Colômbia

Veja alguns autores brasileiros que mais venderam livros nos últimos 12 meses:

Laurentino Gomes

Quantos livros vendeu: 1,4 milhão

Maior sucesso: 1808 (920 000)

Estilo: O autor utiliza anos marcantes da história brasileira como título. Seus livros dão vida a figuras históricas como Dom João VI e Dom Pedro I.

Zíbia Gasparetto

Quantos livros vendeu: 16 milhões

Maior sucesso: Ninguém É de Ninguém

Estilo: seus romances têm o apelo das histórias de amor e dramas familares.

Jô Soares:

Quantos livros vendeu: 1,1 milhão

Maior sucesso: O Xangô de Baker Street (500 000)

Estilo: Utiliza o humor temperado com suspense policial, além de misturar personagens reais com figuras fictícias.

Nelson Motta

Quantos livros vendeu: 343 000

Maior sucesso: Vale Tudo – O Som e a Fúria de TIM Maia (142 000)

Estilo: Escreve em primeira pessoa sobre artistas populares com quem conviveu, como a cantora Elis Regina em Noites Tropicais.

Thalita Rebouças

Quantos livros vendeu: 1,2 milhão

Maior sucesso: Fala Sério Mãe! (150 000)

Estilo: Encontrou um nicho pouco explorado no Brasil junto ao público que está entrando na adolescência, dos 13 aos 15 anos. Ela trata dos problemas cotidianos dessa turma num tom de conversa que faz o leitor sentir que está falando com uma amiga.

Augusto Cury

Quantos livros vendeu: 16,5 milhões

Maior sucesso: Nunca Desista de Seus Sonhos (1,8 milhão)

Estilo: livros de autoajuda.

Fonte: Revista Veja – Edição 2258

Deixe um comentário