Lançamento do livro Tempos de Inovações e Mudanças – O Papel de Edson Machado na Educação e na Ciência

Uma homenagem repleta de emoção. Assim foi a noite de autógrafo do livro Tempos de Inovações e Mudanças O Papel de Edson Machado na Educação e na Ciência, organizado por Eda Coutinho Machado e Célio da Cunha pela Edições IESB. 

Cerca de 150 convidados puderam compartilhar de experiências e opiniões de pessoas que acompanharam a trajetória de sucesso do dr. Edson Machado desde 1968, quando ingressou no Centro Nacional de Recursos Humanos, à época vinculado ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Uma carreira que inclui passagens pelo Departamento de Assuntos Universitários do Ministério da Educação, Secretaria de Educação do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Secretaria de Ensino Superior do MEC, Secretaria de Ciência e Tecnologia da Presidência da República, Conselho Federal de Educação, a chefia de gabinete do Ministério da Educação e a concepção e estruturação do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). “Edson é um exemplo de homem público, um modelo que deveria ser imitado neste país. Hoje, com o lançamento deste livro, sinto como se tivesse cumprido uma missão, pois esta publicação possibilita a todos conhecer um pouco mais da importância de Edson Machado na educação brasileira”, afirmou Eda Machado, diretora-geral do IESB.

Edson Machado autografa seu livro

Na cerimônia, antigos colegas do homenageado como Rodolfo Pinto da Luz, Hélio Barros e Marco Maia. “Quando lerem este livro, vocês vão perceber que Edson foi um gênio revolucionário da educação”, assegurou Hélio. A publicação, com 449 páginas, traz relatos de vários profissionais que trabalharam de perto com Edson Machado e puderam partilhar de suas ideias. “O título do livro é apropriadíssimo porque mudanças e inovações são características que permeiam o trabalho deste grande homem”, destacou Marco Maia. “O que mais me impressiona nele é a capacidade de saber ouvir, de ponderar e de cumprir ordens sem jamais trair a sua consciência. Este é o comportamento de um estadista”, completou Roberto Spolidoro. “Boa parte da história da educação superior do Brasil foi escrita por Edson Machado e poucos reconhecem este seu papel de protagonista. Esta cerimônia procura, de certa forma, superar uma omissão e uma injustiça por parte dos educadores brasileiros. Para mim, é uma satisfação participar de um evento em que finalmente a importância do dr. Edson é reconhecida”,  desabafou Eunice Durham.

Livro Tempos de Inovações e Mudanças – O Papel de Edson Machado na Educação e na Ciência

Ao ouvir tantos manifestos de carinho, Edson Machado quase não podia falar. Com os olhos marejados e a voz embargada, só conseguia agradecer a todos os presentes. “Estou muito feliz por ver o rosto de amigos e colaboradores aqui hoje. Quero, primeiro, agradecer a Eda e Célio por esta iniciativa de fazer este livro, que, a princípio me parecia maluca. Também agradeço aqueles que se dispuseram a dar seus depoimentos, tornando este livro de várias pessoas com visões , experiências e práticas diferentes. E, por fim, não posso deixar de agradecer também às pessoas que fazem acontecer, aquelas que não são intelectuais, mas sem as quais não conseguiria fazer o que fiz”¸concluiu o homenageado.

1 comentário

Deixe um comentário