A partir de agosto, instituições privadas de ensino superior vão poder oferecer a Bolsa Formação Estudante no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). O projeto faz parte do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) para preencher as vagas no ensino técnico e facilitar o acesso aos cursos do Pronatec para quem já terminou o Ensino Médio. Para a seleção, será considerada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo é atender a demanda por cursos técnicos e de qualificação profissional para ampliar a produtividade e a competitividade da economia brasileira.
O Centro Universitário IESB (foto), em Brasília, é uma das instituições privada de ensino que vai integrar a oferta de cursos do Sisutec. Neste primeiro instante, serão oferecidos 23 cursos, distribuídos nos três campi da instituição em Brasília: Centro Universitário IESB Asa Sul, Asa Norte e Ceilândia. Entre os cursos técnicos oferecidos, estão na lista: Técnico em Cozinha, Técnico em Automação, Técnico em Sistemas de Energia Renovável, Técnico em Programação de Jogos Digitais, Técnico em Produção de Moda, Técnico em Design de Calçados e outros. “O IESB oferece cursos com qualidade e que têm uma grande demanda. Nossa preocupação é que os alunos já saiam daqui empregados”, destaca Murilo Pereira, coordenador dos cursos técnicos do Centro Universitário IESB.
De acordo com o professor, a bolsa dá uma nova chance aos alunos que queiram se profissionalizar e ingressar no mercado de trabalho rapidamente, já que os cursos duram até três semestres. “A Bolsa Formação é uma ótima oportunidade para os alunos que concluíram o Ensino Médio e ainda não teve acesso a uma universidade. Como o curso será 100% gratuito para os interessados, com certeza vai permitir que as pessoas tenham uma formação profissional”, avalia o professor.
Todas as informações referentes ao Pronatec podem ser acessadas por meio do sitedo programa.